quarta-feira, 2 de setembro de 2015

História 3º ano

http://www.historiadobrasil.net/independencia/
http://www.historiadobrasil.net/independencia/



"PR"
Com a chegada da família real ao Brasil, em 1808, 10 mil casas foram pintadas com as letras “PR”, de Príncipe Regente, abreviatura que significava na prática que o morador teria que sair de sua casa para dar lugar à realeza. Logo, a sigla “PR” ficou popularmente conhecida como “Ponha-se na Rua”. Hoje

Chegada da Fámilia Real

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

3º Ano Boi


3º Ano receitas típicas da região centro-oeste

A região centro-oeste possui uma gastronomia variada, sendo o Cerrado, o bioma que faz parte de todos os estados, que são:
  • - Goiás (GO);
  • - Distrito Federal (DF);
  • - Mato Grosso (MT);
  • - Mato Grosso do Sul (MS).
Além disso, a culinária é bastante marcada pela pecuária com o consumo de carnes caprina, suína e bovina. Teve contribuição também da culinária indígena de onde surgiu o consumo de raízes, como a mandioca.

Culinária Mato-Grossense

A culinária mato-grossense tem pratos exóticos, mas também pratos simples e temperos provenientes do Cerrado.
A maioria dos pratos típicos são à base de peixes (de água doce), dentre eles: pintado, pacu, pacupeba, piabucu, piraputanga e dourado. São criados pratos como costela de pacu frita ou ensopado de filete de pintado, por exemplo. É comum consumir como acompanhamento arroz, pirão e farofa de banana. Um dos pratos típicos que faz sucesso é o caldo de piranha. Além de peixes, carnes bovinas e suínas, além de carnes exóticas, como de javali, capivara e jacaré fazem parte do cardápio mato-grossense.
Ainda na gastronomia, são produzidos licores, conservas, cachaças e sobremesas diversas.

Pratos Típicos de Mato Grosso

Mojica de Pintado Galinha Caipira Pacu Assado Caldo de Piranha Ventrecha de Pacu Moqueca de Peixe Curimba à Moda Mato-Grossense Piraputanga ao Molho Branco Animais Selvagens (Capivara na Caçarola) Costela Atolada Carne Seca com Banana Vaca Atolada Picadinho com Quiabo Guisado à Moda Cuiabana.

Culinária Mato-Grossense-do-Sul

Formada pelos biomas da Mata Atlântica, Pantanal e Cerrado. Tem pratos feitos com ingredientes do próprio estado, mas influência das culinárias da Argentina, da Bolívia e do Paraguai.

Pratos Típicos de Mato Grosso do Sul

Sopa Paraguaia Forrundu (doce de mamão com rapadura) Pacu Caribéu (abóbora com carne-seca) Tereré (tipo de chá semelhante ao chimarrão) Puchero (espécie de cozido proveniente da Argentina) Locro.

Culinária de Goiás

Em Goiás, a culinária é bem variada, caseira e possui traços da cozinha mineira. Um dos pratos mais populares é a galinhada, uma mistura de arroz, pequi (ou guariroba) e galinha. Mas o pequi é um dos frutos mais populares do estado. Tem um gosto forte e diferente e é utilizado para a produção de diversos pratos doces, salgados, sorvetes, licores, azeites e geleia. Além do pequi, a castanha de baru e o cajuzinho do Cerrado também são utilizados para a produção de doces e sorvetes.

Pratos Típicos do Goiás

Arroz com Pequi Guariroba Galinhada Pamonha de Milho Abobrinha Recheada Empadão Goiano Peixe na Telha Arroz Maria Isabel.

Culinária do Distrito Federal

Em Brasília, não existe nenhum prato realmente típico, pois a capital é uma cidade de misturas. A população é formada por pessoas de todas as regiões. Possui uma cultura variada, assim como a culinária, com traços de todos os cantos do Brasil. É possível encontrar restaurantes de todos os tipos, além de muitos pratos da culinária internacional, carnes de Tatu, Jacaré, paca e capivara fazem parte da culinária dessa região.
Alguns Pratos Populares

Caldo de Piranha

É um caldo feito com piranha, temperos e água. É responsável por oferecer energia e hidratar o corpo. É costume tomá-lo em cumbucas ou xícaras.

Vaca Atolada

É um prato típico feito com costela de boi, mergulhada num caldo de gordura e mandioca.

Mojica de Pintado

A mojica de pintado é um prato típico do Mato Grosso e é um peixe (pintado) feito com mandioca. O nome mojica, vem da língua indígena e significa ‘o que vem do rio com mandioca’.

Sopa Paraguaia

É um prato que não parece uma sopa, mas uma torta feita com milho, queijo, cebola. Veio do Paraguai e é muito popular no estado do Mato Grosso do Sul.

Tereré

É um tipo de chimarrão feito com erva-mate e água fria, muito consumido no Mato Grosso do Sul.

Galinhada

A galinhada é um prato popular no Goiás feito com pedaços de galinha, pequi e arroz.

Pamonha

A pamonha é uma receita feita com milho e muito popular em vários estados brasileiros. No Goiás é um dos quitutes mais apreciados, sendo encontrada em pamonharias, restaurantes, mercados, rodovias, etc.

Empadão Goiano

É torta com massa de empada recheada com frango, guariroba (um tipo de palmito popular na região), queijo, linguiça e carne de porco.

Receitas


Caldo de Piranha

Capivara na Caçarola

galinhada

Pamonha

Tatu

Sopa Paraguaia

Jacaré à passarinho

Paca assada

Tereré

quarta-feira, 17 de junho de 2015

segunda-feira, 27 de abril de 2015

3º Quadrinhos meio ambiente

http://midia.cmais.com.br/assets/file/original/735886f91953ee90debb67830a20a254c5930859.swf

1º ano Contando

http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/atividades_serie_inicial/281_contar.swf

1º ano Ariê Cruzadinhas

http://www.brincandocomarie.com.br/arie-cruzadinhas/


Ariê Cruzadinhas é um jogo de auxílio a alfabetização que tem combinações aleatórias com mais de 170 palavras, fazendo sempre um jogo diferente a cada rodada.
Há três níveis de jogo.
- "Fácil" com 2 ou 3 palavras;
- "Médio" com 4 palavras;
- "Difícil" com 5 ou mais palavras.
O uso é bem simples e ágil para divertir as crianças enquanto elas aprendem.

1º ano Ariê e os Patinhos Alfabeto

http://www.brincandocomarie.com.br/arie-patinhos/


Acerte os patinhos na ordem certa para formar as letras do alfabeto. Além dos patinhos com as letras, algumas surpresas deixam o jogo ainda mais divertido.
Termine no menor tempo e bata seu recorde!
Brinque aprendendo o alfabeto, e divirta-se!

sexta-feira, 20 de março de 2015

Índios 2º ano

ìndios

Páscoa 3º ano

Páscoa no Mundo
Os Chineses comemoram o “Ching-Ming”, uma festividade que ocorre na mesma época da Páscoa, onde são visitados os túmulos dos ancestrais e feitas oferendas, em forma de refeições e doces, para deixá-los satisfeitos com os seus descendentes.
Os Europeus decoram ovos cozidos e fazem brincadeiras, como rolá-los ladeira abaixo. O vencedor será o ovo que rolar mais longe sem quebrar.
Na Europa Ocidental (Ucrânia, Estônia, Lituânia e Rússia), amigos e parentes são presenteados com ovos decorados e a tradição diz que se as crianças forem bem comportadas na noite anterior ao domingo de Páscoa e deixarem um boné de tecido num lugar escondido, o coelho deixará doces e ovos coloridos nesses “ninhos”.
 
No Hemisfério Norte, a Páscoa coincide com a entrada da primavera e, por isso, foi associada à idéia de renovação de vida, misturando as tradições cristã e pagã. Lá é chamado de Easter, nome derivado da Deusa da Primavera – Eostre.
Os Norte-americanos costumam fazer a brincadeira de “caça ao ovo”, onde os ovos de chocolates são escondidos nos quintais ou dentro das casas e as crianças devem procurá-los na manhã de Páscoa.
Os Brasileiros e os Latinos também têm o costume de fazer a brincadeira de “caça ao ovo” e, em algumas famílias, as crianças montam suas próprias cestas de Páscoa, que são deixadas para o “coelhinho” colocar os ovos na madrugada.

ìndios 1º Anos



















TV Smart

Cenário

Páscoa 1° ano



















TV Smart Páscoa

Montar Cenário Páscoa

quarta-feira, 18 de março de 2015

Grandes navegações 5º ano


 



1º Aula (rotas com movimento)
Jogo I
Jogo Grandes navegações
Jogo 3

2º Aula sites para pesquisa

Site I
Site II
Curiosidades 
Instrumentos
Alimentação/Higiene e Doenças 
Alimentação Higine e doenças 2
rotas
rotas 2
Especiarias
As condições sanitárias nos navios das grandes navegações eram, verdadeiramente, horríveis. A água era armazenada em tanques, que, em pouco tempo, ficavam cheios de urina de ratos, insetos - como baratas-, dentre outras coisas. Enfim, como você deve imaginar, quem bebia dessas águas passavam por crises de disenteria  e outros graves problemas estomacais.

A solução era utilizar bebidas alcóolicas para se hidratar, como o vinho e o rum (por isso os piratas viviam meio bêbados de rum - era melhor estar alcoolizado que doente).

A comida não era menos ruim. Normalmente, o que se comia era biscoitos de trigo e centeio, geralmente mofados devido à má conservação, bem como cheirando à xixi de ratos, meio comido pelas baratas e gorgulhos (carunchos). Havia também carne salgada. Os capitães e comandantes embarcavam alguns animais, como galinhas, cabras, e porcos. Normalmente, eles eram consumidos logo no início da viagem.

Devido também à falta de vitaminas (frutas e legumes quase não eram consumidos durante as viagens), havia muitas doenças, como o mal-das-gengivas, que resultavam no apodrecimento das gengivas.

Enfim, a alimentação nessas viagens eram extremamente ruins para os padrões hoje. Entretanto, devido à falta de geladeiras e técnicas adequadas de conservação, os europeus consumiam alimentos estragados com frequência, mesmo quando estavam em terra.

Obviamente, quando encontravam terras, eles buscavam reabastecer, de modo a continuar com a longa viagem.

Um dos relatos mais dramáticos dessa situação está no  livro "História Verdadeira e Descrição de uma Terra de Selvagens, Nus e Cruéis Comedores de Seres Humanos, Situada no Novo Mundo da América, Desconhecida antes e depois de Jesus Cristo nas Terras de Hessen até os Dois Últimos Anos, Visto que Hans Staden, de Homberg, em Hessen, a Conheceu por Experiência Própria e agora a Traz a Público com essa Impressão", publicado em 1557.

Nessa obra, o Hans Staden relata haver passado dois meses comendo apenas farinha de mandioca até chegar na Europa.

Em alguns casos, a situação piorava quando encontravam zonas marítmas de pouco vento, de modo que o navio, praticamente, ficava imóvel. Nesses períodos, as provisões podriam acabar, dando margem à situações de caçar os ratos do navio, bem como até mesmo de canibalismo.

Alguns navios espanhóis conseguiram melhorar a volta ao embarcar tartarugas gigantes de Galápagos, que aguentavam vivas por várias semanas sem comer ou beber, possibilitando carne fresca para a tripulação. Tal prática quase levou à extinção das espécies de tartarugas no local (uma foto de um exemplar está em anexo).

Resumindo: não era apenas a viagem que era cheia de perigos, a alimentação era um problema grave para a tripulação das embarcações durante as grandes navegações.

segunda-feira, 16 de março de 2015

4° Indios



Índios Isolados

Índios Brasileiros
  • Introdução
  • modo de vida 
  • Conhecimento em tonobotânica e Conservação
  • Shamanismo e mundo espiritual
  • História
  • Desafios Atuais e ameaças
  • Organização e resistência indígena

 ìndios 2ªparte

  • -Sociedade indígena na época da chegada dos portugueses

    -Organização Social

    -Os contatos entre indígenas e portugueses

    -Canibalismo

    -Principais etnias indígenas brasileiras na atualidade e população estimada 

    Curiosidades 1 

      

     Link 2